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Dados não estruturados sob a ótica da Dom Rock

Big data / Ciência de Dados

Dados não estruturados sob a ótica da Dom Rock

Nem todos os dados obtidos são de fácil captação, organização e preparo para análises, pois não possuem forma ou padrão bem definidos, mas isso não pode ser um empecilho para a análise e geração de insights.

Dados constituem a matéria-prima da informação e podem ser definidos como conhecimento bruto. Representam um ou mais significados que, isoladamente, não conseguem ainda transmitir uma mensagem clara.

Podem ser classificados como qualitativos ou quantitativos, como categóricos, discretos ou contínuos, mas dentre estas categorias, existem três formas de classificação principais, sendo elas os dados estruturados, dados semi-estruturados e não estruturados.

Dados não estruturados na rotina diária das empresas

Os dados não estruturados podem ser considerados o tipo mais complexo de se interpretar e analisar dentro do universo corporativo, pois não possuem estruturas bem definidas, alinhadas ou padronizadas. Não são facilmente organizados em uma planilha, por exemplo, e alguns dos principais exemplos são documentos, notas e faturas, dados de engajamento de redes sociais, e-mails, legados antigos de dados, etc.

Segundo estimativa do IDC, cerca de 80% dos dados corporativos são não estruturados, devido ao rápido avanço da tecnologia, em que registros são criados a todo momento e, muitas vezes, de maneira desordenada. Para que seja possível analisar dados que não possuem um padrão definido dentro de estruturas organizadas, entra em ação o conceito de Machine Learning.

De maneira genérica, o aprendizado da máquina é o que possibilita compreender, interpretar e calcular as características e os padrões daquilo que deseja analisar. A plataforma de análises desenvolve a capacidade de transformar uma equação matemática em algo interpretável e replicável, tornando possível a obtenção de informações e insights a partir dos dados analisados.

Um dos grandes exemplos de fonte de dados não estruturados é o departamento de atendimento ao cliente das empresas, o call center.  A análise de dados obtidos de arquivos de áudio torna possível o aprendizado sobre preferências do cliente a respeito de produtos e serviços, além de oferecer análises de qualidade de atendimento da chamada, padrões de anomalias no atendimento, tempo e eficiência da chamada, etc.

Para garantir que uma empresa não perca informações relevantes que impactam na rotina dos negócios, é fundamental contar com uma plataforma capaz de capturar, organizar, analisar e trazer respostas a partir destes dados.

A Dom Rock já é destaque em inovação e tecnologia e uma de suas principais premissas é oferecer soluções que descomplicam conceitos de Big Data e Analytics também por meio da análise de dados não estruturados provenientes de fontes externas ou internas. O caminho para tomadas de decisão mais assertivas certamente começa por aqui.

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